Seja bem vindo ! Deixe seus comentários nas matérias que você achar interessante, registre-se como membro de Araguari Notícias, compartilhe no

Twitter, Facebook, google+, Orkut etc ! Recomende Araguari Notícias a seus amigos! Sua participação é muito importante para nós !!!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Cara a Cara: Lêda Pinho entrevista Carmen Lúcia Aguiar Tavares


Lêda Pinho
ledapinho@yahoo.com.br

Falar a respeito de Carmen Lúcia Aguiar Tavares, confesso, ser para mim, uma fácil tarefa. Isso justifica-se pela admiração, respeito e amizade que há muito tempo nos une. Sua competência é de domínio público, seu espírito solidário é conhecido de todos e seu dinamismo explosivo fazem de Carmen uma mulher especial. Confiram:




Lêda - Há quem garanta que as mulheres estão dominando o mundo. Você concorda?
Carmen Lúcia - É um bom começo o momento atual, mas enquanto os países árabes estiverem sobre a jurisdição de seitas e ditadores violentos e houver a discriminação contra mulheres, ainda falta muito.

Lêda - Admirada, dinâmica, determinada, são essas características de sua personalidade marcante. De onde brota tanta energia?
Carmen Lúcia - Carrego a genética enérgica do meu pai, mais o espírito guerreiro da minha mãe. E pelo meu caminho, fui acrescentando e aprendendo com as lutas das minhas lideranças políticas.

Lêda - Presidente da 47ª Subseção da OAB -Araguari, pela terceira vez, além de ser a primeira mulher a exercer o cargo na cidade. A que atribui tamanho prestígio?
Carmen Lúcia - O mundo e Araguari também despertam o olhar para a administração feminina em cargos estratégicos.Os companheiros desta trajetória também ajudaram a derrubar os preconceitos. Adiciono como desejo pessoal, a enlouquecida vontade de fazer da 47ª Subseção da OAB/Araguari, um exemplo de transparência e seriedade para os futuros presidentes.

Lêda - Vamos falar de leis que beneficiam mulheres. A Lei Maria da Penha, por exemplo, tem alcançado o resultado esperado ou ainda precisa ser levada mais a sério?
Carmen Lúcia - É claro que estamos ganhando na questão da Lei Maria da Penha. No dia 9 de fevereiro último, o Supremo Tribunal Federal tornou mais complicada a situação dos homens que agridem as mulheres no ambiente doméstico. Agora, a abertura de ação criminal não está mais condicionada à representação da vítima. O processo poderá ser aberto, mesmo se a mulher não prestar queixa. Até os vizinhos poderão denunciar. O que vem pela frente é cultural. Depende de todos nós. Homens e mulheres.

Lêda - Conquistas foram obtidas, mas ainda falta muito a se conquistar. Para Carmen Lúcia, o que é primordial na derrubada do preconceito e que ainda não foi conseguido?
Carmen Lúcia - As mulheres precisam fazer valer todos os seus direitos de cidadãs, inclusive se preparando acadêmica e profissionalmente para ocupar qualquer cargo neste mundo tão masculino ainda.

Lêda - Quem alimenta as diferenças negativas, entre os sexos, o homem ou a mulher?
Carmen Lúcia - Os dois. Não isento a mulher desta culpa histórica de trabalhar fora, cuidar dos filhos, encostar a barriga no fogão, fazer tripla jornada e ainda ficar cheirosa no fim do dia. Todas as tarefas deveriam ser divididas entre homens e mulheres. Dividir entre pessoas.

Lêda - Sabemos que você participou, em Brasília, do Ato de Mobilização de Apoio ao Conselho Nacional de Justiça. O que tem a falar?
Carmen Lúcia - Sim. O Ato Público aconteceu no Conselho Federal da OAB, no dia 31 de janeiro e a votação seria no dia seguinte.Ano passado, a Associação dos Magistrados Brasileiros, impetrou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, alegando que para os processos administrativos disciplinares e para quaisquer penalidades, seria competente o tribunal a que pertenceria o magistrado e o poder do CNJ seria limitado. O ministro Marco Aurélio Mello concedeu a liminar.No dia 2 de fevereiro último, por 6 votos a 5, os ministro do STF mantiveram a competência do CNJ para investigar os magistrados acusados de qualquer ato de corrupção.Imperou a transparência do judiciário.

Lêda - E o Baile do Rubi, de quem foi a ideia?
Carmen Lúcia - O Baile do Rubi foi criado em 2001, na gestão do Dr. Pascoal Roberto Sicari, da qual eu participei como conselheira. A ideia para a sua criação foi nossa: dele e minha. Não tínhamos uma festa de confraternização da nossa classe de advogados. Resolvemos fazer, sem fim lucrativo. E vingou.Este ano realizaremos o 12º Baile do Rubi e o último da minha gestão. Espero que o(a) meu(a) sucessor(a) não deixe acabar essa festa que virou tradição em Araguari.

Lêda - Cite três itens que são falhos na cidade.
Carmen Lúcia - Saúde, Cultura e revanchismo político.

Lêda - E três que são excelentes?
Carmen Lúcia - Amigos, Imprensa independente e o Café.

Lêda - Recentemente foi agraciada com importante honraria em Portugal. Fale a respeito da homenagem.
Carmen Lúcia - Recebi o Mérito Internacional da Justiça, que foi conferido pelo Centro de Estudos de Direito Europeu. Fomos 34 agraciados do Brasil e apenas cinco mineiros. Fui escolhida pelo meu trabalho junto à 47ª Subseção da OAB/MG, sendo a única do Brasil nessa modalidade.E nós, os cinco mineiros, receberemos uma Moção de Aplauso na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, proposta pela Deputada Liza Prado.Fiquei muito emocionada e queria ter comigo todas as pessoas que me ajudaram a chegar lá. Voltei com a certeza que trabalhar, tendo o ideal de servir ao seu povo, é muito gratificante e compensador.

Lêda - Em sua agenda está marcada a sua ida a Belo Horizonte, onde participará de relevante Congresso Jurídico. Quando e como acontecerá?
Carmen Lúcia - Sim, irei para Belo Horizonte para participar do Congresso Internacional de Mulheres na Carreira Jurídica, que acontecerá de 7 a 11 de março. Teremos palestras orientadoras de pessoas de renome internacional. Sei que será mais um evento a enriquecer a minha carreira.

Lêda - O que representou a eleição da presidente Dilma e o que espera da primeira mulher a presidir o país?
Carmen Lúcia - Votei nela e o que tem feito com a faxina no primeiro escalão, era parte do meu sonho. É difícil. São 500 anos do descobrimento com vícios quase que irreparáveis em relação à corrupção, favorecimentos etc. Estou na torcida. Mulher sabe muito bem limpar a casa.

Lêda - Qual o fato político recente, que mais chamou sua atenção?
Carmen Lúcia - A colocação do ex- presidente Lula no cenário mundial, somando com a mesma posição que a presidente Dilma ocupa. Este país é hoje respeitado mundialmente pela postura internacional que tomou. A presidente Dilma foi a primeira mulher a presidir a Assembleia da ONU.

Lêda - O que diz Carmen Lúcia ao povo de Araguari?
Carmen Lúcia - Meus conterrâneos de coração, esse ano teremos eleição municipal... Façam uma pausa e analisem o seu candidato. Não se esqueçam que a Ficha Limpa foi aprovada!

Não vendam o seu voto!

Quem quiser comprá-lo não poderá merecer a sua confiança!

O voto não tem preço! Tem consequência!

Desejo a todas as Mulheres um Dia Iluminado, nesse nosso dia 8 e que não desistam nunca dos seus sonhos, dos seus objetivos!

Estamos chegando lá!

Agradeço à querida amiga Leda Pinho, pelo carinho sempre demonstrado à minha pessoa e às causas que abraço. Leda, para mim, é patrimônio cultural de Araguari, pela brilhante profissional que é, pela sua cultura, pelo português tão bem escrito, enfim...

Você é brilhante!

Obrigada, sempre!

Jogo rápido

Religião
Católica

Aquele lugar
A casa da vovó, em Coromandel.

É possível ter música preferida?
Imagine- John Lennon

Um livro
O do momento: Privataria Tucana.

Descriminalização da maconha
Sou a favor.

Pedofilia
Crime hediondo.

Pena de morte
Sou contra.

Casamento entre pessoas do mesmo sexo
A favor.

Ciência e Religião
A religião precisa respeitar a ciência.

Quem você mandaria para o espaço?
Os corruptos.

Medo de que?
Traição.

Um sonho
O mesmo de quem tem consciência em nosso país: diminuir as desigualdades sociais, a inclusão de todos.

Saudade
“Da minha infância querida que o tempo não traz mais.”

Como você se define?
Sou uma humanista, sempre em busca da justiça para todos.

--------------------------------------------------------------------------------


Extremamente gratificante para a entrevistadora presentear os leitores do Cara a Cara com Lêda Pinho por meio das inteligentes e objetivas opiniões da presidente da 47ª Subseção da OAB – Carmen Lúcia de Aguiar Tavares.

Obrigada!

Texto e Foto - Reprodução
Lêda Pinho - ledapinho@yahoo.com.br
Fonte: gazetadotriangulo.com.br

Seguir no Twitter Siga Araguari Noticias no Twitter

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário