Seja bem vindo ! Deixe seus comentários nas matérias que você achar interessante, registre-se como membro de Araguari Notícias, compartilhe no

Twitter, Facebook, google+, Orkut etc ! Recomende Araguari Notícias a seus amigos! Sua participação é muito importante para nós !!!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Nota Fiscal Eletrônica de Serviço é instituída em Araguari

A prefeitura estabeleceu e coloca à disposição, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). Empresários e contribuintes podem fazer o cadastro da empresa no sistema da prefeitura e, posteriormente solicitar no Departamento de Tributação, a homologação do cadastramento.

De acordo com o secretário da Fazenda, Joaquim Militão, a adesão à nota fiscal é opcional e somente será obrigatória, a partir da implantação definitiva do sistema. “A utilização do sistema foi decretada, mas por enquanto, pode ser feita de forma voluntária. A obrigatoriedade será após a definição de uma data, que será repassada aos interessados. Assim, haverá um período de transição entre as duas notas fiscais, eletrônica e impressa,” explicou o secretário.

O sistema atenderá uma importante demanda do empresariado de Araguari, beneficiando a cidade. “A utilização da nota fiscal, garantirá maior eficiência tanto para a prefeitura quanto para o prestador de serviços. Além disso, a emissão do documento contará com mais transparência na fiscalização tributária, além de reduzir os custos, tanto para o contribuinte quanto para o município,” disse.

Ele comentou ainda que atualmente, cerca de duas mil empresas e prestadores de serviços precisam se dirigir à secretaria de Fazenda para obter a autorização e imprimir os blocos de notas fiscais. Com a implantação da NFS-e tanto a solicitação quanto a liberação do município serão feitas pela internet, o que facilitará o trabalho de todos.

“A liberação via web irá reduzir tempo e recursos. Temos também a possibilidade de diminuir a sonegação fiscal e de aumentarmos a arrecadação, através da automatização do processo, os arquivos de serviços prestados serão mais fáceis de consultar, o sistema faz os cálculos rapidamente. Lembrando que o contribuinte municipal terá uma redução de custos de impressão de talão de notas fiscais e simplificação de obrigações acessórias,” afirmou.

A nota fiscal é o documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, com a intensão de documentar para fins fiscais uma operação de prestação de serviços, sendo que a validade jurídica é garantida pela autenticação eletrônica e pela Administração Tributária no município.

Para muitos empresários de contabilidade de Araguari, não haverá dificuldades em utilizar, pois trabalham com o mesmo sistema junto à Administração Fazendária Estadual.

Para aderir à Nota Fiscal Eletrônica, os prestadores de serviços devem estar atentos quanto às especificações regulamentadas no site, aqueles sujeitos à emissão são obrigados a afixarem nos seus estabelecimentos, em local público as informações sobre a utilização do sistema. Mais informações podem ser obtidas através do endereço www.araguari.mg.gov.br.

Texto - Reprodução
Fonte: gazetadotriangulo.com.br

Seguir no Twitter Siga Araguari Noticias no Twitter

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário