O 4º Pelotão de Meio Ambiente de Araguari desencadeou Operação Piracema nos rios, represas e rodovias da região no período compreendido entre o dia 1º de novembro de 2011 e 28 de fevereiro de 2012. Foram apreendidos materiais, equipamentos, apetrechos de pesca e armas de fogo, além de autos de infração ambiental e prisões de infratores, conforme relacionados na tabela.
É importante que os pescadores não se esqueçam que existem regras que devem ser seguidas durante todo o ano. Esta é uma atividade de subsistência e os pescadores, amadores ou profissionais, devem observar a quantidade e o tamanho dos peixes retirados do rio. O limite de captura e transporte por pescador amador é de 10 quilos, mais um exemplar, sempre observando o tamanho mínimo dos peixes.
Em Minas Gerais, existem alguns locais onde a pesca é proibida, como em lagoas marginais, que são berçários naturais das espécies de peixes nativas. Neles não é permitido pescar a menos de 200 metros a montante ou a jusante de cachoeiras ou corredeiras, próximas à foz dos rios, da confluência de rios principais com os seus afluentes ou de barramentos.
Para pescar, transportar o material de pesca e o pescado é obrigatório ter a licença emitida pelo órgão competente. No caso da pesca amadora, é necessária a carteira de pesca. Ela pode ser obtida nas unidades de atendimento do IEF em todo o estado ou pelo site do órgão e deve ser renovada anualmente.

Texto e Foto - Reprodução
Fonte: gazetadotriangulo.com.br


Nenhum comentário:
Postar um comentário