Seja bem vindo ! Deixe seus comentários nas matérias que você achar interessante, registre-se como membro de Araguari Notícias, compartilhe no

Twitter, Facebook, google+, Orkut etc ! Recomende Araguari Notícias a seus amigos! Sua participação é muito importante para nós !!!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Piracema: restrições à pesca terminam hoje


Com o fim da Piracema, as atividades de pesca voltam à normalidade

Termina hoje o período da Piracema, palavra que na língua Tupi quer dizer “saída dos peixes para a desova”. A norma que estabelece o período no Estado de Minas Gerais é a Portaria n° 156/2011 – do Instituto Estadual de Florestas, relativo ao período de 1 de novembro de 2011 a 28 de fevereiro de 2012.

Em decorrência do período defeso, o 4º Pelotão de Meio Ambiente desencadeou várias operações no sentido de coibir a pesca ilegal. De acordo com o sargento Marco Antônio Rodrigues, comandante interino do 4º Pelotão de Meio Ambiente, um balanço sobre as ações desenvolvidas será lançado amanhã. “Registramos muitas ocorrências e efetuamos várias prisões, apreendemos materiais de pesca. Foi um período de intensa fiscalização,” ressaltou.

O apelo para conservação da espécie é tão intenso que os peixes se descuidam de suas estratégias de proteção. Por isso, nesse período ficou proibido pescar todas as espécies nativas da bacia do Rio Paraná (Paranaíba, Araguari e seus afluentes) como mandi, piau, barbado e outros. As espécies permitidas são as alóctones - não nativas da bacia, como tucunaré, “zoiudo”, corvina, bagre africano, carpa, tilápias e piranha preta.

A portaria 156/2011 do IEF proibiu também a pesca em lagoas marginais; a menos de 500 metros de confluências e desembocaduras de rios, lagoas, canais e tubulações de esgoto; até 1.500 metros a montante e jusante das barragens de reservatórios das usinas hidrelétricas e a montante e a jusante de cachoeiras e corredeiras; no rio Paranaíba e no rio Araguari.

Denúncias sobre qualquer irregularidade podem ser feitas através dos telefones 3241-5090 e 198. “A fiscalização para coibir os crimes ambientais continua. É imprescindível o apoio da população,” concluiu o sargento.

Texto e Foto - Reprodução
Fonte: gazetadotriangulo.com.br - Escrito por Talita Gonçalves
Foto: gazetadotriangulo.com.br

Seguir no Twitter Siga Araguari Noticias no Twitter

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário