Seja bem vindo ! Deixe seus comentários nas matérias que você achar interessante, registre-se como membro de Araguari Notícias, compartilhe no

Twitter, Facebook, google+, Orkut etc ! Recomende Araguari Notícias a seus amigos! Sua participação é muito importante para nós !!!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Terminal da Vale entra em operação no município

São 670 mil metros quadrados de área e dois terminais de transbordo.

O superterminal de cargas da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale S/A, começou a funcionar em Araguari há duas semanas. São 670 mil metros quadrados de área e dois terminais de transbordo, sendo um para fertilizantes e outro para grãos.

O empreendimento representa um investimento de 30 milhões de reais, que consistiu em três etapas de implantação: a primeira foi a instalação do terminal destinado ao transbordo de grãos; na segunda, o transporte de fertilizantes, a utilização de armazéns de cargas, plantas para o processamento de misturas e terminais de cargas, descargas e escoamento. A terceira etapa contemplou além dos carregamentos de grãos e fertilizantes, o transporte de cargas em geral.

A circulação diária é de 150 caminhões, responsáveis pelo transporte de grãos, fertilizantes e contêineres de carga geral. Mais de 150 funcionários foram contratados pela empresa e a expectativa é aumentar a circulação para 400 veículos. No pátio de triagem, os motoristas aguardam para descarregar.

Segundo o prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), o terminal trará um retorno de 15 milhões de reais, quase 8% do orçamento total do município. “É o novo El Dourado de Araguari,” ressaltou.

Por enquanto, os caminhões precisam passar por dentro do bairro Novo Horizonte. O viaduto de acesso possui apenas três metros de largura. “Estamos terminando o asfaltamento para dar acesso à Vale. Acredito que até o final da semana esteja pronto,” adiantou o prefeito.

A Vale pretende construir, entre 90 e 120 dias, outro acesso próximo ao Cesac 4, para melhorar o trânsito de veículos.

Quanto às obras de duplicação no trecho entre a LMG-748 e a BR-365, saída de Araguari para Indianópolis, Marcos Coelho afirmou que é preciso a liberação do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais – DER-MG “Eles querem duplicar, o projeto está pronto, ainda não autorizaram a abertura da licitação,” concluiu o prefeito.

A secretaria de Trânsito e Transportes elaborou um mapa do trajeto que os motoristas precisam percorrer para ter acesso aos terminais de transbordo.

Texto e Foto - Reprodução
Fonte: gazetadotriangulo.com.br - Escrito por Talita Gonçalves

Seguir no Twitter Siga Araguari Noticias no Twitter

Deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário